A maioria dos jovens brasileiros não pode se preparar muito para o futuro, pois precisa lutar pelo pão de cada dia, pela sobrevivência.
Têm que procurar gostar daquilo que fazem, já que não conseguem fazer o que gostam.
Precisam trabalhar para ajudar a família e conseguir e realizar seus sonhos de consumo. Os poucos que oferecem trabalho querem pessoas com experiência. E como estes jovens vão aprender sem ter a primeira chance?
Para sobreviver, os jovens iniciantes aceitam qualquer trabalho e até participam de assaltos e arrastões.
Hoje os jovens escolhem viver mais intensamente o momento presente e curtir a vida com tudo o que ela oferece de prazer e agitação, naturalmente para quem tem o dinheiro dos pais para consumir.
Enquanto os adultos, fazem análises pessimistas e pintam o mundo de hoje com as piores cores, os jovens querem viver intensamente e se divertir.
Mas será que os jovens de hoje não sonham nem se preocupam com seu futuro? Mesmo parecendo que eles não estão nem aí, muitos se preocupam e estão inseguros. Eles estão sendo atropelados pela necessidade de escolher: um curso universitário que vai torná-los profissionais habilitados ou sem efeito, trabalho para sobreviver, ajudar suas famílias e se realizar.
A escolha de um plano de vida é um processo que acontece desde criança. Não deveria ser feito de repente. Depende muito do que queremos fazer com a nossa vida e quais os valores que vamos vivenciar e defender.
Quando a gente é criança sonha ser herói, jogador, ator, modelo, general, presidente, etc. É a fase da fantasia, do pensamento mágico.
Geralmente, quando se fala em futura profissão, as pessoas pensam logo em dinheiro, status, prestígio.
É extremamente importante ressaltar que o trabalho não é apenas uma ocupação do ser humano para afugentar o ócio. Trabalhar não é somente sentir-se útil, mas é a possibilidade de exercer as diversas dimensões do ser humano, como cultura e sonho.
O trabalho expressa a própria dignidade do ser humano e garanti a sobrevivência.
Todos nós, educadores, devemos refletir e participar juntamente com nosso aluno e com a comunidade na busca de alternativas de apoio e de alento para aqueles que perderam seus postos de trabalho, e a escola tem um papel fundamental.
Em latim, Escola quer dizer "lugar de alegria", e é na escola que podemos modificar e transformar o nosso aluno em um bom profissional, orientando na escolha de sua atividade profissional, e alertando-o para as mudanças que ocorrerão no futuro. Isso é empenhar, adotando critérios de informações sobre as diversas profissões.
Como estamos trabalhando as questões da crise que afeta o país?
O que todos nós, profissionais da educação, temos feito em relação à questão do desemprego que afeta os pais de nossos alunos?
O que estamos propondo e como estamos contribuindo para a mudança desse cenário?
É importante salientar que todos nós, podemos e devemos dar uma parcela de contribuição, para minimizar essa crise, pelo menos dentro da escola.
OBJETIVOS
Colaborar e concretizar e se responsabilizar
tanto na teoria como na prática, para que algo de novo aconteça.
Muitas vezes, isolamos nosso aluno, deixamos de orientá-lo
corretamente e até o ignoramos, com a certeza de que esse
não é nosso papel. Todos nós somos responsáveis,
temos um papel fundamental na formação profissional
do nosso alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Informar aos alunos sobre as diversas
profissões;
- Conhecer, refletir e agir sobre a realidade
que hoje vivemos, e que vivem nossos alunos e suas famílias;
- Trabalhar de forma interdisciplinar, procurando oferecer aos alunos, esclarecimentos, rico em informações verdadeiras e adotando medidas que possamos contribuir para o verdadeiro crescimento de nosso aluno.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES
- PORTUGUÊS E EDUCAÇÃO
ARTÍSTICA:
- Criação e interpretação de textos;
- Cartazes, dramatizações, painéis, murais, faixas, etc.
- Pesquisas, debates, entrevistas;
- Banco de dados sobre os empregos que estão sendo oferecidos na Comunidade.
- MATEMÁTICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA:
- Gráficos informativos sobre o desemprego no Brasil;
- Países e estados do Brasil que oferecem mais empregos;
- Proporção de desempregados do Brasil em relação a outros países;
- Problemas envolvendo Salário Mínimo;
- Diferença de salários do Brasil em relação a outros países;
- FGTS- seu significado e qual o valor deste benefício para o empregado?
- Debate: Por que em nosso País, a pessoa com mais de 40 anos de idade, geralmente tem dificuldades de encontrar empregos? A que você atribui a afirmativa: "O Brasil tem cerca de 12 milhões de desempregados?
- O que é Seguro Desemprego?
- O que é Licença Gestação e Licença Paternidade?
- Pesquisas: Profissões que rendem mais. Profissionais bem sucedidos e que não destaque.
- Levantamento de dados sobre os tipos de profissões existentes na comunidade:
- CIÊNCIAS:
- Profissões que prejudicam a saúde;
- Que tipo de assistência médica
as empresas ou deveriam oferecem aos seus empregados?
- Instrumentos proteção que
devem ser usados na execução de atividades;
- Profissões que oferecem risco à
saúde: mental, física, etc.
- Higiene do local de trabalho;
- Regras de Segurança no Trabalho;
- Prevenção de Acidentes.
- SOCIAL:
- Existe diferença entre Vocação
e Escolha Profissional?
- Em que valores se baseiam as escolhas
profissionais?
- O que você é e o que você
quer ser no seu futuro?
- Qual a preocupação atualmente:
ganhar dinheiro ou ter uma profissão que gostamos e que
ganhamos pouco?
- Como poderíamos ajudar as pessoas que perderam seu emprego ou que estão a procura de um trabalho.
Professores: José Renato Lima Dantas e Maria Mônica Marques
Janeiro/2002
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