quinta-feira, 17 de maio de 2012

Inverno também requer cuidados com o sol e ingestão de líquidos Pele e vias respiratórias sofrem mais com o ar seco e frio. Andar bem agasalhado e usar cobertores sintéticos são dicas importantes. Do G1, em São Paulo

A chegada do inverno é um baque para o corpo inteiro, principalmente para a pele e para o sistema respiratório. A queda da temperatura e da umidade deixa o corpo mais vulnerável e doenças.
O Bem Estar desta quinta-feira (17) deu dicas de como se preparar para a estação, cuidando de todas as partes do corpo. Para isso, foram convidadas duas consultoras do programa, a dermatologista Márcia Purceli e a pediatra Ana Escobar.
O choque térmico prejudica o sistema de defesa do corpo, então é importante andar sempre bem agasalhado e tomar cuidado com os ambientes com ar condicionado, que podem ser quentes ou frios demais.
Lugares fechados, sem circulação de ar, favorecem a transmissão de doenças, então é bom evitá-los.
Quem tem problemas respiratórios, como bronquite e rinite, fica mais exposto, porque o frio dificulta a proteção contra agentes externos, como poeira, vírus e bactérias.
Uma dica importante é usar cobertores sintéticos e antialérgicos, que não soltam pelos, e mantê-los arejados, para evitar os ácaros.
Mesmo com o frio, é importante continuar bebendo bastante água – uma opção é o chá quente. Se o corpo fica bem hidratado, diminuem as chances de que as secreções bloqueiem as vias respiratórias. A pele também agradece, pois fica menos ressecada.
Para a pele, também é importante resistir à tentação de ficar ao sol para se esquentar. Os raios ultravioletas do inverno também queimam a pele, então não se pode abrir mão do protetor solar.
A água quente demais também resseca a pele, logo o banho deve ser tomado na temperatura normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário