sábado, 19 de maio de 2012

Infância e educação infantil

Infância e educação infantil
Sempre quando mencionamos ou pensamos em “educação infantil” é totalmente automático pensarmos em infância. A infância, geralmente é marcada e trazida por momentos ou situações, amplamente inesquecíveis, sendo os momentos negativos ou positivos. E alguns destes ruins momentos que passamos na infância podem estar ligados a nossa vivência na escola. E com isso, através destes traumas ou ressentimentos, as crianças podem acabar esquecendo os aprendizados que lhe foram passados na escola. Mas a escola durante a infância não é somente trazida por coisas, ou momentos tristes não. A escola neste período é também acarretada por milhares de coisas maravilhosas  como, por exemplo, a convivência com os coleguinhas da sala de aula, os recreios, as bagunças divertidas e totalmente inocentes, as brincadeiras alegres e contagiantes, a “Tia” preferida, enfim situações muito encantadoras que são vividas na escola durante a infância.
A infância deve ser sim, uma época de muitas recordações boas e benéficas. Por isso a escola nesta etapa deve ser vista como um ambiente, acima de tudo de aprendizagem, isso para que aprenda muitas coisas relacionadas à vida, desde cedo.
Porém a escola durante este período, não é propriamente uma vontade das crianças, e sim uma obrigação que os pais colocam em suas cabeças, para que elas se tornem alguém na vida. Já outras crianças vão à escola para comer. E elas acabam crescendo com esta concepção em suas cabeças. O que não deveria ser desta maneira. Pois são muito difíceis os alunos que vão até a escola para crescer como indivíduos. E infelizmente muitos pais deixam seus filhos nas escolas, acreditando assim que a escola deve “cuidar” de seus filhos. É claro que a escola possui sim este papel de educar, mas nada substitui a família presente e educadora.
Atualmente as crianças estão freqüentando cada vez mais cedo as escolas, o que pode ser muito perigoso, pois a criança com vários saberes e conhecimentos lhes sendo passados perde grande parte de sua infância.
Portanto a infância ter que ser vivida, assim como a hora certa da educação infantil deve ser bem elaborado momento de brincar, e o momento de aprender.
GD Star Rating

Nenhum comentário:

Postar um comentário